sábado, 5 de março de 2011

A verdade e a parábola (Contos Judaícos)

Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.

E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.

Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.

— Verdade, por que você está tão abatida? — perguntou a Parábola.

— Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! — respondeu a amargurada Parábola.

— Que disparate! — Sorriu a Parábola. — Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece.

Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada.


Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada.

4 comentários:

  1. A verdade não pode vestir-se, a mentira é quem o faz, para confundir-nos; seja uma mentirinha ou não - que não existe, é tudo mentira, não importa o grau, pois a verdade liberta, ao contrário do que ensinam que uma mentirinha é bom para nos livrar de algo prejudicial a alguém, ou a nós mesmo, ela não precisa de camufla para ser aceita - A bíblia diz que quem mente é filho do diabo. Mentir é uma prática social normal, mas abominável a Deus. Quem é de Deus não mente e é filho de Deus, vai morrar no céu, mas quem mente... isso é a Bíblia que diz, quer você creia ou não, um dia veremos onde estar a verdade. Assim, entendo o escopo, mas sem parábolas para a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Existe uma verdade da qual ninguém consegue se esconder, e ela não se disfarça nunca: A verdade da morte!

    ResponderExcluir
  3. O Rangel entendeu tudo errado. A Mentira é justamente a negação da Parábola...é a Hipérbole, o excesso ou carência da verdade, pois que não age pela caridade, pela medida! A Parábola mede e dosa, a Hipérbole (Verdade Louca) desmancha o arranjo, destrói a Ordem.

    A Mentira não é fantasia, mas a Verdade que, ao invés de fecundar, destrói. Quem dirá que o Buraco Negro não exista? Quem dirá que a anti-matéria é balela?? O núcleo do Buraco Negro é inócuo aos telescópios, mas nada, nem a Luz (simbolizando a Verdade e Sabedoria) lhe escapa; a anti-matéria é invisível, mas verdadeiramente é como o joio que nasce com a planta, na calada da noite, e mata sem, contudo, ser menos real.

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro a verdade nua e crua. Mentiras ou meias verdades podem piorar a situação no futuro.

    Abraços

    ResponderExcluir

O Melhor Amigo – Fernando Sabino

A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a ...