quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tropicana (Alceu Valença)



Várias canções foram compostas ao redor do mundo. Os temas são variados. Há gosto para tudo, claro. Entretanto, o amor e a mulher são temas que se destacam no universo poético das canções. Canções maravilhosas vieram ao mundo como frutos de seus criadores, num momento em que estavam absolutamente inspirados, num momento único, sublime. Um dos frutos desses aos quais me refiro pode ser observado na bela canção de Alceu Valença, Morena Tropicana. Com características tipicamente nordestinas, uma canção regional, portanto. Morena Tropicana é uma jóia rara, atemporal e com versos curtos, lindos, muito bem-construidos.

Tropicana (Morena Tropicana)

Alceu Valença

Composição : Alceu Valença / Vicente

Da manga rosa

Quero gosto e o sumo.

Melão maduro, sapoti, juá.

Jaboticaba, teu olhar noturno;

Beijo travoso de umbú cajá.



Pele macia,

Ai! carne de cajú!

Saliva doce, doce mel,

Mel de uruçú.



Linda morena,

Fruta de vez temporana,

Caldo de cana caiana,

Vem me desfrutar!

Linda morena,

Fruta de vez temporana,

Caldo de cana caiana,

Vou te desfrutar!



Morena Tropicana,

Eu quero teu sabor.

Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)



Da manga rosa

Quero gosto e o sumo.

Melão maduro, sapoti, juá.

Jaboticaba, teu olhar noturno;

Beijo travoso de umbú cajá.



Pele macia,

Ai! carne de cajú!

Saliva doce, doce mel,

Mel de uruçú.



Linda morena,

Fruta de vez temporana,

Caldo de cana caiana,

Vou te desfrutar!

Linda morena,

Fruta de vez temporana,

Caldo de cana caiana,

Vem me desfrutar!



Morena Tropicana,

Eu quero teu sabor.

Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)



Morena Tropicana,

Eu quero teu sabor.

Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)



Da manga rosa

Quero gosto e o sumo.

Melão maduro, sapoti, juá.

Jaboticaba, teu olhar noturno;

Beijo travoso de umbú cajá.



Pele macia,

Ai! carne de cajú!

Saliva doce, doce mel,

Mel de uruçú.



Linda morena,

Fruta de vez temporana,

Caldo de cana caiana,

Vou te desfrutar!

Linda morena,

Fruta de vez temporana,

Caldo de cana caiana,

Vem me desfrutar!



Morena Tropicana,

Eu quero teu sabor.

Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)

Morena Tropicana!...



2 comentários:

  1. Essa canção é uma verdadeira delícia. Não tem como ouví-la sem imaginar o gosto das frutas que o Alceu canta.

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito tempo que eu não ouvia...sabe o que eu mais gosto nessa música o ritmo, quero ver alguém que leia este Posto e não fique oi oi oi morena tropicana.... Sucesso...

    ResponderExcluir

O Melhor Amigo – Fernando Sabino

A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a ...