domingo, 1 de maio de 2011

Jóia única (Texto de Autor Desconhecido)

Atravessando o deserto, um viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira. A pouca distância repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos objetos.

Aproximou-se dele, e disse:

- Pareceis muito preocupado. Posso ajudar-vos em alguma coisa?

- Ah! respondeu o árabe com tristeza, estou muito aflito, porque acabo de perder a mais preciosa de todas as jóias.

- Que jóia era essa? -- perguntou o viajante.

- Era uma jóia como jamais haverá outra -- respondeu o seu interlocutor.

Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais agrupavam-se sessenta menores. Já vereis que tenho razão em dizer que jóia igual jamais poderá reproduzir-se.

- Por minha fé -- disse o viajante --, a vossa jóia devia ser preciosa. Mas não será possivel que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual?

Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:

- A jóia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrar.

3 comentários:

  1. Gostei muito dessa historia que nos mostrar o valor do tempo e como descreveu o tempo: Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais agrupavam-se sessenta menores.

    Valeu por partilhar!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  2. O tempo é o elemento de maior valor do universo.
    Quanto tempo já se tem perdido? Que fortuna incalculável já temos esbanjado? O tempo está sempre passando; o tempo está em todos os lugares. Não temos poder sobre o tempo. Não podemos dominá-lo.Contudo, podemos administrá-lo!
    PARABÉNS PELA POSTAGEM!

    BEIJOSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Verdade... e tem dias mais DIA que outros e esses não voltam mais, a oportunidade perdida, as palavras que não dissemos, o carinho para depois... muito bom.... Parabéns por divulgar esse texto.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

O Melhor Amigo – Fernando Sabino

A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a ...