quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Formiga e o Grão de Trigo (Leonardo da Vinci)



Um grão de trigo, deixado sozinho no campo após a colheita, esperava pela chuva a fim de esconder-se novamente sob a terra.

Uma formiga viu o grão, colocou-o nas costas e partiu penosamente em direção ao formigueiro. À medida que andava, o grão de trigo parecia pesar cada vez mais sobre suas costas cansadas. – Por que você não me deixa aqui? perguntou-lhe o grão de trigo. A formiga respondeu: – Se eu deixar você para trás, podemos não ter provisões suficientes para o inverno. Em nosso formigueiro há muitas formigas e cada uma de nós deve levar para o celeiro todo o alimento que encontrar. – Mas eu não fui feito só para alimentar, objetou o grão de trigo. – Sou uma semente, cheia de vida, e meu destino é dar origem a uma planta. Ouça, cara formiga, vamos fazer um pacto.

A formiga, contente por poder descansar um pouco, colocou o grão de trigo no chão e perguntou: – Que pacto? – Se você me deixar aqui no campo, respondeu o grão de trigo, em vez de me levar para o formigueiro, eu darei a você, daqui a um ano, cem grãos de trigo exatamente iguais a mim.

A formiga olhou para o grão de trigo com ar incrédulo.

- Sim cara formiga, creia no que estou lhe dizendo. Se você desistir de mim agora eu lhe darei cem de mim – cem grãos de trigo para o seu celeiro. A formiga pensou: – Cem grãos de trigo em troca de um só… Mas isso é um milagre! E como você vai fazer isso? perguntou ela. – Isso é um mistério, respondeu o grão de trigo, – É o mistério da vida. Cave um buraquinho, enterre-me dentro dele e volte dentro de um ano.

No ano seguinte a formiga voltou. O grão de trigo transformara-se numa nova planta carregada de sementes, cumprindo portanto, sua promessa.

Leonardo da Vinci

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sevilha em Casa (João Cabral de Melo Neto)



Tenho Sevilha em minha casa.
Não sou eu que está chez Sevilha.
É Sevilha em mim, minha sala.
Sevilha e tudo o que ela afia.

Sevilha veio a Pernambuco
porque Aloísio lhe dizia
que o Capibaribe e o Guadalquivir
são de uma só maçonaria.

Eis que agora Sevilha cobra
onde a irmandade que haveria:
faço vir as pressas ao Porto
Sevilhana além de Sevilha.

Sevilhana que além do Atlântico
vivia o trópico na sombra
fugindo os sóis Copacabana
traz grossas cortinas de lona

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Adele, eis que nasce uma estrela!



Com dois discos gravados até o momento. A curta, porém, produtiva, carreira da jovem cantora Adele, definitivamente, já a posicionou entre as melhores cantoras POP dos últimos 30 anos. Arrisco-me a dizer que desde o surgimento de Madonna o mundo via alguém com tal talento. Claro, atenho-me ao universo POP.

Canções como Rolling in the Deep, Someone Like You, Set Fire to The Rain e Lovesong, alavancaram as vendas de seus discos, 19 e 21 - os números, obviamente, correspondem à sua idade na época do lançamento de cada álbum. O que a difere das cantoras de hoje é não ser apelativa, não ser caricata, é ser simples, é ser uma estrela autêntica. Ela não precisa criar personagens para brilhar, diferentemente das demais...

Eu poderia escrever como são belas suas canções e como são esplendorosamente interpretadas por ela. Voz maravilhosa utilizada na medida certa, ela não precisa se esgoelar para cantar, ela simplesmente canta e, pronto, com magia e encantamento seduz os fãs da boa música.

Portanto, Adele é uma jóia rara. Que os deuses estejam do nosso lado e que nos concedam o privilégio de tê-la conosco por muito tempo. O bom disso tudo é que o talento de Adele atrai, faz escola e há muita gente boa cantando suas canções mundo afora. Separei alguns exemplos.







O Melhor Amigo – Fernando Sabino

A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a ...